Suor e exercícios, o que é importante saber

 

O suor é muito importante na regulação do calor em nosso organismo.

Quando praticamos exercícios temos a sensação de que nosso treino foi mais eficiente se suamos mais.

Mas nem sempre apenas suar garante resultados e queima de calorias, saiba porquê.

 

O que é eliminado no suor?

 

Existe o mito de que se você suar mais estará gastando uma quantidade maior de calorias.

Na verdade, o que é eliminado pelo suor são sais minerais e água.

Sendo assim, não adianta usar roupas apertadas, que abafem a respiração da pele e te façam suar, pois o responsável por sua perda de peso é o próprio exercício.

É sempre importante hidratar-se e repor o que foi perdido com uma alimentação saudável e produtos específicos que existem no mercado e, com isso, você terá mais energia para aumentar a duração de seus treinos.

 

Todos os treinos são suados?

 

Se você se exercita bastante, podemos dizer que sim, porque vários estudos comprovam que as pessoas que praticam exercícios regularmente suam mais.

As glândulas que produzem o suor são cerca de quase 3 milhões, e a capacidade de resfriamento é mais desenvolvida quando colocamos nosso corpo para malhar todos os dias.

É mais comum que o suor se inicie nas extremidades do corpo (pernas e braços), mas temos glândulas sudoríparas em várias regiões, como na cabeça, no peito e na virilha.

O excesso de suor é considerado uma doença chamada hiperidrose, que acomete 2% da população mundial. Para que o paciente reduza essa perda hídrica, é necessária a retirada de algumas glândulas através de cirurgia.

Estas pessoas perdem sais e água, como dissemos antes e, não são necessariamente magras por causa disso. A perda excessiva traz problemas de saúde que devem ser acompanhados por um profissional.

 

Suar para eliminar as toxinas depois de alguns abusos alimentares?

 

Após aquela festa de final de ano ou final de semana prolongado, sempre vem a culpa de ter ingerido mais calorias do que o necessário e de ter consumido bebidas alcoólicas e doces em excesso.

Muitos apostam na prática de exercícios que promovem maior transpiração para eliminar toxinas do corpo. Mas, infelizmente, o que podemos dizer é que, apenas 1% dessas toxinas são eliminadas por ele.

A notícia boa é que, a prática de exercícios faz com que o nosso organismo como um todo trabalhe melhor e assim, os rins, intestino e fígado, responsáveis pela eliminação do álcool, mercúrio e outros medicamentos, estarão em pleno funcionamento.

 

O que fazer se o suor atrapalha os exercícios?

 

É comum encontrar avisos nas academias para que todos tragam suas toalhas. Como dissemos, além do ambiente estimular que as pessoas suem mais, cientificamente, aquelas que praticam exercícios todos os dias têm uma maior propensão à essa perda de líquidos.

Mas se a quantidade de suor incomoda ou atrapalha seus treinos, além de uma boa toalha, é bom verificar alguns fatores como a sua alimentação e se você está se hidratando de forma correta.

Se você não tem nenhuma doença, um treino suado só trará benefícios!  E para evitar que o suor atrapalhe, existem alguns acessórios como faixas para colocar na cabeça, meias que absorvem uma quantidade maior de umidade, roupas com tecidos tecnológicos que deixam a pele respirar e que não esquentam o corpo.

A moda fitness alia a tecnologia e a ciência para que os atletas e praticantes tenham experiências recompensantes através do conforto de suas roupas para treinos mais eficientes.