Saiba como o suco de beterraba pode melhorar seus treinos

 

                  A beterraba é um legume que por muito tempo foi visto como vilão nas dietas por conter um alto índice de açúcar.

            Conhecida também pelo seu teor de ferro e por ajudar na prevenção de anemias, sempre foi usada para enriquecer o cardápio de crianças e adultos que tinham deficiência desse nutriente no sangue.

            Mas estudos recentes em nutrição mostram que ela tem muito mais benefícios do que imaginávamos e, ao contrário do que se pensava, pode ajudar nos processos de emagrecimento e lhe dar muita energia para os seus treinos.

            O suco da beterraba é fácil de fazer, tem sido usado por muitos atletas para melhorar suas performances e você saberá o porquê.

 

Quanto isso ajuda?

 

As beterrabas são uma ótima fonte de nitrato inorgânico, ou seja, um composto que estimula a vasodilatação durante os treinos.

Convertido em nitritos através de bactérias existentes em nosso próprio organismo (na boca mais especificamente), beneficiam o fluxo sanguíneo, a contração muscular, neurotransmissão, entre outros.

Com o sangue carregado de oxigênio, o resultado é um aumento de energia em todas as suas atividades corporais.

           

Mas quanto, exatamente, você precisa?

 

            A resposta é simples: quanto mais melhor!

            Segundo estudos, os nitritos no sangue atingem seus níveis máximos em cerca de 2 a 3 horas após sua ingestão e só voltam ao nível normal 12 horas depois.

            Isso significa que a quantidade de oxigênio para manter um determinado nível de exercício moderado diminui após a tomada de suco de beterraba; em outras palavras, é necessário menos energia para obter os mesmos resultados, em um mesmo ritmo.

            Tomar 500ml todos os dias do suco feito em casa ou 300ml de suco concentrado já é uma boa dose.

Um copo de 200ml apenas com o vegetal tem 34,80 calorias, e sua versão processada é um pouco mais calórica.

Caso você não tenha tempo para fazer todos os dias, já existem no mercado pós e sucos prontos disponíveis.

 

Como fazer o suco de beterraba?

 

                  Apesar das opções prontas, fazer em casa é muito prático e saboroso.

            Apenas água e beterraba já é suficiente, mas podemos utilizar outras frutas e legumes para variar um pouco o paladar e acrescentar outras fontes de vitaminas e minerais.

            Como ela já é adocicada, a opção por usar outros açúcares fica a seu critério.

            Você encontra receitas em diversos sites, então prepare seu liquidificador e descubra novas possibilidades todos os dias.

 

Tomar no pré-treino ou no pós-treino?

 

            Os benefícios existem nestes dois momentos de realização de atividades físicas.

Como já citamos, os picos de energia acontecem entre 2 e 3 horas após a ingestão.

Sendo assim, se for tomá-lo no pré-treino, aguarde este tempo para poder aproveitar as horas em que o seu corpo estará mais disposto.

No pós-treino, o suco pode ser tomado imediatamente após o término, ajudando na recuperação e preparação dos músculos para o próximo treino.

            O único cuidado com o excesso do uso é o fato de que a beterraba pode causar diarreia em algumas pessoas, então consulte um nutricionista caso tenha problemas e não utilize caso sinta dores abdominais.

            Apesar de ser um produto natural, todo uso requer atenção.

            No mais, aproveite todos os benefícios e treine como nunca!

            Sem esquecer de antes dar uma passadinha no site da Ziboo para escolher o seu look, claro!