O uso de suplementos é necessário? O que são e para que servem 

É comum chegar hoje nas academias e até mesmo nos locais de trabalho e encontrar pessoas com copos para preparar alguma suplementação. São diversos sabores em pozinhos mágicos que se transformam dentro desse recipiente em energia para enfrentar a rotina do dia a dia e dos treinos pesados antes ou após o expediente. 

Pré-treino, pós-treino, cápsulas, pós, existem muitos tipos e variedades. Mas como saber se você precisa utilizar alguns desses produtos? Esse artigo vai lhe dar algumas dicas para que você entenda melhor o que são, para que são usados e se você realmente precisa investir em suplementação. 

O que são os suplementos 

Existem vários tipos de suplementação, seja de maneira natural ou através de substâncias sintéticas. O que colocamos “a mais” em nosso organismo é o que falta em nossa alimentação, como as vitaminas, por exemplo, ou que nosso corpo não consegue produzir em quantidades suficientes, como os hormônios. 

Para saber o que está em falta, é preciso fazer exames de sangue e ser acompanhado por um especialista. Caso seja detectada alguma deficiência, ele indicará o melhor tratamento a seguir e qual suplemento utilizar. 

Seguindo por essa lógica, só precisamos suplementar algo quando essa substância nos falta, correto? Então porque muitas pessoas tomam suplementos? Principalmente as que malham todos os dias? 

Objetivos da suplementação 

Ter em mente quais são seus objetivos, qual seu tipo de corpo e a quantidade de exercícios que pratica é muito importante. A quantidade de suplementação para esportistas e atletas é diferente e deve seguir de acordo com a orientação de um profissional. 

O uso de suplementos para quem pratica esportes não é uma fórmula exata, já que muitas vezes a quantidade das substâncias ingeridas é maior do que o que “falta” justamente para dar mais energia e fazer com que o corpo trabalhe melhor, sem se cansar com facilidade. Além disso, também são utilizados para a recuperação muscular após os treinos. 

Saber onde está e onde quer chegar é fundamental para traçar uma estratégia e suplementar de forma correta. Os objetivos podem ser a perda de peso, definição muscular, aumento de rendimento, ganho de massa muscular, entre outros. 

Preciso de suplementos? 

Com a facilidade de encontrar os suplementos, algumas pessoas os utilizam por indicação de amigos e colegas da academia, porém, para saber a real necessidade da suplementação, apenas com exames de sangue e avaliações profissionais. 

A suplementação de forma incorreta pode sobrecarregar o fígado e os rins, já que eles são os responsáveis por eliminar o excesso do que ingerimos e não utilizamos para as funções essenciais de nosso corpo. 

Alguns produtos são bastante caros e nem sempre funcionam da mesma forma para cada organismo. Sendo assim, vale a pena gastar um pouquinho em uma avaliação para não jogar dinheiro fora em algo que não fará efeito para você. 

Os suplementos podem ajudar bastante na performance física e na energia quando bem utilizados. Algumas pessoas realmente necessitam dessa “força” para realizar suas tarefas diárias e alcançar seus objetivos. Com 

orientação e bom uso, você não prejudicará sua saúde se optar por usar algum deles. Procure sempre os que foram testados e aprovados pela ANVISA.