A importância do alongamento: fazer ou não fazer antes da musculação?

 

O alongamento é um exercício importante, a prática dele melhora a qualidade de vida e principalmente a qualidade do treino para aqueles que fazem musculação. Saiba mais sobre como realizar um bom alongamento, onde fazer, quantas vezes por dia e os benefícios que ele traz para o corpo.

 

O alongamento é um exercício físico que visa a melhora da flexibilidade do corpo, ele oferece elasticidade e amplitude para os movimentos, pois alonga as fibras dos músculos. Este exercício físico também fortalece as articulações, contudo, evita lesões. Ele também é responsável por melhorar a postura e proporcionar o relaxamento muscular.

 

É importante alongar quando for realizar exercícios aeróbicos, mas momentos antes da musculação o alongamento não deve ser realizado, pois provoca o afastamento das fibras e reduz a resistência dos músculos. Isso faz com que o treino não renda por causa de um leve atraso da contração muscular.

 

O alongamento pode ser realizado em momentos do dia a dia ou sempre que sentir necessidade, seja em casa, no trabalho, em academias ao ar livre ou durante viagens. Também pode ser realizado ao acordar e antes de deitar, lembrando que quanto mais o corpo estiver aquecido, mais capacidade terá em alongar os músculos.

 

Há diversos lugares onde você pode encontrar dicas e séries de alongamento como na internet e em livros. Caso surja alguma dúvida não exite em perguntar para um educador físico. Se alongue sempre de forma segura, reconheça seus limites e utilize movimentos lentos e suaves

 

 

Dicas:

·         Alongue o músculo até sentir tensão;

·         Fique em média de 20 a 40 segundos em cada posição;

·         Não faça movimentos curtos repetitivos;

·         Respire profundamente durante as posições;

·         Evolua as posições do alongamento de forma gradual.