4 Exercícios para evitar a canelite, a dor dos corredores

 

Colocar o tênis ao amanhecer ou no final do dia para uma corrida é o melhor remédio para desestressar e manter o corpo em equilíbrio.

Alguns corredores, infelizmente, sentem desconfortos e dores após a prática do exercício.

A mais comum delas é a síndrome de estresse do medial tibial ou periostite medial de tíbia, conhecida popularmente por canelite.

Esta dor é uma inflamação no principal osso da canela, a tíbia, e é muito comum principalmente nas pessoas que estão iniciando neste esporte.

A orientação profissional e o uso de tênis adequados são fundamentais para quem deseja correr por poucos ou muitos quilômetros. Porém mesmo com todo esse cuidado, a canelite pode ocorrer.

Vamos mostrar 4 exercícios que você pode fazer em casa todos os dias para fortalecer a região tibial e não sofrer com dores constantes.

 

1-    Usando a curvatura dos pés

 

Fique em pé e deixe a perna um pouco afastada ao quadril. Com os dedos dos pés, segure e traga a toalha para perto do seu corpo.

Repita o movimento dos dois lados.

 

    blog esportivo canelite dicas como evitar       

 

 

2-    Caminhando com elástico

 

Com os pés afastados, os joelhos um pouco flexionados, coloque um elástico nas coxas e comece a caminhada. Perna direita à frente e esquerda depois para encontrá-la.

Faça o movimento contrário andando para trás e retornando ao início.

Repita algumas vezes.

 blog esportivo canelite dicas como evitar

 

3-    Movimentando o calcanhar

 

Apoie as pontas dos pés na extremidade de um step (pode ser uma escada ou degrau de casa).

Deixe o peso no calcanhar e tire o outro pé.

Retorne ao início e repita com a outra perna.

 

blog esportivo canelite dicas como evitar

 

 

4-Elevando as pernas em uma ponte

 

Apoie os ombros e as costas no chão, deixe os braços nas laterais, um dos joelhos dobrados e um dos pés inteiramente no chão.

Eleve uma das pernas, tirando também o quadril do chão e segure por 30 segundos.

Descanse e repita com a outra perna.

                 blog esportivo canelite dicas como evitar

 

             Para cada um destes exercícios, faça repetições em séries de 10 a 15 vezes por dia.

 

Não deixe a canelite lhe atrapalhar

 

Se a dor insistir em aparecer, você também pode lançar mão de algumas dicas para ter um alívio momentâneo, como utilizar gelo e compressas geladas.

Um modo fácil de fazer uma compressa é colocar um copo plástico ou de papel com água no freezer e congelar. Retire as bordas e faça uma massagem com ele após a corrida com uma pressão leve durante 10 a 15 minutos para reduzir a inflamação.

Tente sempre variar os treinos, alternando entre a corrida e outros exercícios.

Diminua um pouco o ritmo e se não conseguir mantê-lo, caminhe.

Não tente aumentar a quilometragem de seus treinos de forma brusca, faça de forma gradual, de acordo com o que o seu corpo aguentar.

Se mesmo com todos estes cuidados, as dores persistirem, procure um profissional para lhe orientar e tratar caso seja necessário.

Porque bom mesmo é vestir aquela roupa fitness super leve da Ziboo, colocar o tênis e sair correndo atrás da saúde e da felicidade!