As festas de final de ano são o temor daqueles que estão em um processo de dieta.

Comidas deliciosas e altamente calóricas fazem parte da tradição das famílias, que muitas vezes não abrem mão das receitas originais.

Fazer substituições de ingredientes pode ser uma opção, mas se isso não é possível, é necessário que haja moderação no consumo desses alimentos.

Saber escolher e não exagerar é a dica que os nutricionistas dão todos os anos para os seus pacientes.

Mas como não cair em tentação? Como não comer um pedaço a mais daquela torta de sua vó?

Siga algumas de nossas dicas e termine o ano com o pé direito, pronto para um novo ciclo e sem culpas!

 

Fibras, muitas fibras!

 

O consumo de fibras ajuda na saciedade. Abuse das saladas e frutas durante a ceia.

Tome cuidado com os molhos e prefira as frutas frescas ao invés das desidratadas.

Nozes e castanhas (aquelas que você consome no lanchinho da tarde), também ajudam a não exagerar na comilança.

Como num dia comum, faça uso da mesma quantidade que está acostumado.

Quer uma dica? Leve um saquinho com sementes de chia na bolsa. Você pode comer junto com o arroz ou com outra fruta picada.

Esse alimento é rico em fibras solúveis que ao serem ingeridas se expandem e você terá menos fome.

Beba bastante água junto!

 

Pães, patês, aperitivos e molhos

 

Antes de todos chegarem, da mesa ser posta, os aperitivos começam a ser servidos.

Preste atenção nesse momento para não exagerar nos carboidratos e ficar estufado, sem aproveitar a refeição principal e comer alimentos mais saudáveis.

Não basta apenas evitar os pães, porque patês e molhos de salada, por exemplo, podem conter muita gordura apesar de parecerem leves e saudáveis.

Como a noite está só começando, se você não fizer uma boa refeição, irá beliscar e repetir esses tipos de alimento diversas vezes.

A dica é esperar o jantar e comer a quantidade que está acostumado, deixando as calorias extras para os aperitivos e doces, mas sem exageros.

 

Doces

 

Se você não resiste a um doce, não precisa fugir deles! Em muitas das dietas existe o famoso “dia do lixo” e você pode deixar para comer essas iguarias durante o período de festas.

Não nos cabe nesse momento falar sobre os efeitos do açúcar no organismo, mas de fato ele é bastante consumido e será difícil não o encontrar nas ceias de final de ano.

Doces são tradições familiares, trazem lembranças e transmitem histórias de geração para geração.

Viva esse momento sem culpa, comendo uma quantidade adequada e recupere o foco após as celebrações.

 

Um brinde ao ano que se passou!

 

As bebidas também fazem parte das comemorações e é preciso ter cuidado e moderação.

Os atletas que dependem de alta performance sabem que bebida e exercício não combinam e preferem evitar seu uso.

Para quem está buscando perder peso também já deve estar informado que elas são bem calóricas e  podem botar abaixo todos os seus esforços durante a semana.

O seu brinde com uma taça de espumante de 125ml contém 110 calorias. Então comemore consciente e faça as melhores escolhas!

Mais um ano se passou, muitos treinos estão por vir. Por isso aproveite e renove sua alma para um novo ciclo!

Passadas as festas, suas roupas fitness da Ziboo já estarão preparadas para lhe motivar e acompanhar seus esforços. Bora suar juntos em busca do corpo perfeito!