O Yoga é uma prática milenar que agrega posturas e respiração para acalmar o corpo e a mente.

Se você treina pesado a semana toda, talvez não saiba o quanto é importante ter um descanso para que os músculos se recuperem e não haja fadiga que o impeça de continuar a malhar e conquistar seus objetivos.

Praticar Yoga neste dia de descanso pode trazer diversos benefícios, além de melhorar sua postura e elasticidade.

Os especialistas chamam de descanso ativo este momento que você dá para o seu corpo relaxar, sem deixar de fazer algum exercício, estimulando regiões e músculos diferentes do que costuma durante os outros treinos.

 

Alongue-se

 

O alongamento pode passar batido durante a semana e a tensão acumulada pode causar dores.

As posturas do Yoga (asanas) desafiam o seu corpo a alongar-se de maneira que alguns pontos liberem esta energia e relaxem.

No começo você pode achar difícil ou não ter tanta flexibilidade, mas com o tempo a prática fica mais fácil, mesmo porque, conhecendo mais sua filosofia, o praticante começa a conhecer melhor também o seu corpo.

 

Previna Lesões

 

As lesões mais comuns acontecem por falta de fortalecimento muscular. Quem corre todos os dias precisa fazer este fortalecimento e, sem dúvida nenhuma, o Yoga pode ajudar nesta tarefa.

Suas posturas não requerem apenas alongamento, algumas dela dependem de bastante força. Com isso, seus músculos ficam preparados para os próximos quilômetros ou horas de musculação.

 

Recupere-se mais rapidamente

 

Se não houver como evitar a lesão, o Yoga também pode ajudar a recuperá-la.

Com a instrução e o acompanhamento de bons profissionais, pode ser um aliado para que as dores cessem com mais rapidez.

Nos dias em que estiver se recuperando, tente não exagerar nos exercícios de força e foque nos que fazem o seu corpo e sua mente relaxarem.

Como dissemos antes, descansar é preciso!

 

Aumente sua capacidade de oxigenação

 

A respiração é fundamental nesta prática. Aprender a respirar corretamente e a obter mais oxigênio para preencher seus pulmões é muito bom para todos os tipos de exercício.

No caso da corrida novamente, a quantidade de oxigênio tem que ser máxima para aumentar o condicionamento do atleta e evitar o cansaço durante o percurso.

Pode ser bastante benéfico para quem pratica natação e outros exercícios aeróbicos, assim como para os anaeróbicos, pois a respiração correta aumenta a resistência.

 

Tenha autoconsciência do seu corpo

 

Talvez este seja o item mais importante. Conhecer-se é fundamental para poder praticar qualquer exercício e para extrair todos os benefícios que dele vêm acompanhados.

Quando se tem consciência de seu corpo, você não o força demais ou deixa de tentar alcançar uma meta da qual sabe que tem capacidade.

Mesmo conhecendo seus limites, lesões e dores podem ocorrer, mas quem está alerta pode evitar com mais rapidez.

Tendo o acompanhamento correto e deixando seu corpo descansar quando precisa, é bem difícil que haja problemas.

Consulte seu educador físico sobre a prática do Yoga aliada aos seus exercícios, vista sua camiseta da Ziboo para não perder a motivação e, Namastê!