Benefícios da caminhada para o corpo e a mente 

A caminhada é um exercício físico que pode ser feito em qualquer hora do dia, em um parque para respirar ar puro e ter um momento desconectado de todas as tecnologias, até mesmo no conforto da sua casa caso tenha uma esteira. Esse exercício físico é fácil, basta andar de forma moderada, não exige habilidade e não possui restrição de idade. Além de tudo isso ele é benéfico para a saúde do corpo e da mente. 

Se você não está acostumado com a caminhada comece devagar, no mínimo 10 minutos por dia. 

Veja as razões abaixo e comece a praticar hoje mesmo: 

Cérebro saudável: a caminhada promove o aumento dos circuitos do cérebro, reduzindo os riscos de problemas de memória e de atenção; 

Deixa corpo em forma: com a caminhada é possível eliminar aqueles quilos indesejados gradativamente, se acompanhada de uma boa dieta e hábitos saudáveis; 

Diminui a depressão: quando uma pessoa começa a praticar exercícios, ela automaticamente produz endorfina, o que te dá mais ânimo; 

Fome e sono: caminhar controla a vontade de comer compulsivamente, além disso diminui a sonolência, pois o corpo inteiro passa a gastar energia durante uma caminhada e o nosso organismo adormece mais rapidamente no final do dia; 

Melhora a circulação: durante a pratica do exercício o fluxo de sangue aumenta, levando os vasos sanguíneos a se expandirem, diminuindo a pressão, melhorando a circulação de hemoglobina a e oxigenação do corpo; 

Ossos fortes: a caminhada faz com que haja uma maior quantidade estímulos elétricos em nossos ossos, chamados de piezelétrico. Esse estímulo facilita a absorção de cálcio, deixando os ossos mais resistentes e menos propensos a sofrerem com a osteoporose; 

Os pulmões ficam mais eficiente: caminhar com frequência faz com que uma quantidade maior de impurezas saia do pulmão, deixando-o mais livre de catarros e poeiras. Ajuda também a dilatar os brônquios e prevenir algumas inflamações nas vias aéreas; 

Promove o bem-estar: caminhar traz benefícios para o humor e a autoestima; 

Protege de doenças: derrames, infartos e diabetes podem ser evitados com a prática da caminhada, pois o corpo regula o nível de colesterol, absorve mais glicose e impede que as artérias parem de transportar sangue. 

Lembre-se sempre de se hidratar durante e após a caminhada, consumir alimentos leves, utilizar tênis com amortecedor, vestir roupas leves e que possibilitem o movimento do corpo e não caminha por lugares perigosos em sua cidade.