Inclua aveia em seu cardápio diário e sinta os benefícios em sua saúde

 

A aveia é um grão que está muito em alta nos consultórios dos nutricionistas e no mundo fitness.

Ela é rica em cálcioferroproteínas, além de vitaminascarboidratosfibras.  Auxilia em diversas funções orgânicas, como a digestão, melhorando o trânsito intestinal e metabólicas como o controle da absorção de gorduras e consequente diminuição dos níveis de colesterol ruim.

Por ser considerado um alimento funcional pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), seu consumo aumentou nos últimos anos e o Brasil hoje é seu maior produtor na América Latina.

Mesmo conhecendo seus benefícios, algumas pessoas ainda não incluem a aveia em sua alimentação por não saberem como utilizá-la.

Traremos algumas dicas e receitas simples para que, na próxima vez que você for ao supermercado, não ignore a prateleira onde ela se encontra.

 

Tipos de processamento da aveia

 

            Os grãos deste cereal são processados e vendidos de diferentes formas:

  • Aveia em Flocos -são os grãos inteiros prensados. Os flocos podem ser grossos ou finos.
  • Farelo de Aveia -é feito da casca dos grãos, onde é encontrada uma fibra solúvel chamada beta-glucana.
  • Farinha de Aveia -produzida através da moagem da parte interna do grão.
  • Leite de Aveia -opção de bebida vegana feita com os grãos batidos com água.

 

Cada uma de suas partes têm valores nutricionais diferentes acentuados, por isso é importante conhecer para poder optar pelo melhor em sua dieta.

 

Qualidade dos grãos e procedência

 

            Comprar aveia hoje não é caro. O quilo das diferentes versões não passa de R$10.

            Empresas grandes as vendem embaladas nos supermercados, mas é possível encontrar um preço mais acessível se comprá-las à granel.

            Neste caso, sempre verifique a procedência do produto.

            E se você é celíaco, é bom tomar alguns cuidados. Apesar da aveia não conter glúten, ela é muitas vezes processada nas mesmas máquinas de outros cereais que o contém, como trigo e cevada.

            Por isso é recomendável evitar consumir o grão sem saber como e onde ele foi processado.

 

Receitas simples com aveia

 

Não precisa ser um chef de cozinha para se beneficiar de receitas saborosas e nutritivas com a aveia.

Comece com algumas receitas simples para adaptar seu paladar e, depois que perceber seus benefícios diários, use e abuse de sua criatividade!

 

Mingau de Aveia Light

Essa versão do conhecido mingau com redução calórica é uma delícia e pode fazer parte do seu cardápio no café da manhã.

Ingredientes: 1 copo de leite desnatado, adoçante culinário a gosto, 2 colheres de sopa de farinha de aveia, 1 colher de café de essência de baunilha, canela a gosto

 

Modo de preparo: Aqueça o leite e o adoçante em uma panela. Coloque os outros ingredientes e mexa até engrossar e desgrudar do fundo. Sirva com banana e mais canela se preferir.

 

Aveioca

Versão da famosa crepioca com os grãos de aveia, com valor nutricional do alimento aumentado.

Ingredientes: 1 e1/2 colher de sopa de aveia, 1 1 e1/2 colher de sopa de água morna, 1 ovo, ervas, temperos e sal a gosto.

Modo de preparo: Em um recipiente, colocar a aveia para hidratar com a água por aproximadamente 5 minutos. Bata o ovo, acrescente a aveia hidratada e os temperos. Aqueça uma frigideira com um pouco de azeite apenas para untar e cozinhe como uma panqueca. O recheio fica a seu critério.

 

Almôndegas

Essa receita do dia a dia pode ficar mais gostosa com aveia!

Ingredientes: 300g de carne moída de sua preferência (de boi, frango, peru, etc), 1 cebola ralada, 2 dentes de alho amassados, 4 colheres de farelo, farinha ou aveia em flocos finos, 1 ovo, 1 colher de cheiro-verde picado, 1 colher de chá de sal, pimenta do reino a gosto.

Modo de preparo: Misture todos os ingredientes em uma tigela, faça bolinhas e prepare conforme seu costume. Podem ser fritas, assadas ou cozidas em molho.